O e-mail de confirmação pode passar despercebido por alguns, mas é uma ferramenta poderosa para envolver os clientes e ganhar sua confiança. Ele pode ser a primeira etapa para mostrar aos seus assinantes ou compradores que as exigências deles estão sendo levadas em consideração. Se não sabe como criar um email de confirmação vamos explicar o processo a seguir.
Como qualquer estratégia de marketing, ela precisa de certos recursos específicos para funcionar. Não podemos acreditar que, com um pouco de texto aleatório, podemos atingir nosso objetivo; precisamos ser direcionados quanto ao conteúdo e ao design de cada e-mail que enviamos.
O que o e-mail de confirmação faz por nós?
Os e-mails de confirmação raramente chegam à pasta de spam, portanto, a probabilidade de serem abertos é muito alta. Além disso, geralmente, eles são e-mails esperados.
Esses e-mails contêm informações importantes para quem os recebe, como comprovante de compra, códigos, cupons de desconto, links para rastrear uma compra e muito mais!
Portanto, devemos considerar que implementá-los em nossa estratégia de marketing por e-mail é vital. É um meio de transmitir uma mensagem resultante de uma transação e dá ao destinatário a certeza de que o negócio que ele fez foi processado com sucesso.
Recomendações para a criação de e-mails de confirmação
Os e-mails de confirmação não são peças longas de conteúdo, devemos nos concentrar no objetivo da nossa mensagem. Ou seja, devemos ser precisos ou o objetivo do nosso e-mail pode se perder em meio a tanto texto e não cumprir a finalidade para a qual foi enviado.
Aqui estão as etapas que você deve seguir para criar e-mails de confirmação eficazes para que sua lista tenha a melhor experiência possível.
O primeiro e-mail é o mais importante
O primeiro e-mail de confirmação que enviamos é o mais importante porque é o início da interação. Aqui você pode ganhar a confiança do cliente imediatamente, se tudo correr bem, ou ele pode cancelar a assinatura da sua lista imediatamente.
Forneça uma linha de assunto clara, para não haver dúvidas sobre o assunto do e-mail e para que eles o abram. Certifique-se de que você forneça informações precisas e que as respostas às perguntas frequentes sejam fornecidas.
A personalização dos e-mails é necessária para que cada usuário se sinta valorizado. Isso também dá uma sensação de cordialidade, como se eles estivessem falando com uma pessoa real. Este é o momento de criar uma referência positiva, não o desperdice.
Mantenha-o curto e ofereça conteúdo valioso.
Se você enviar e-mails de confirmação longos que levam muito tempo para serem lidos, é certo que os assinantes não vão querer lê-los. Há também a opção de incluir CTAs (Calls To Action) que os direcionem para uma página de destino, onde eles poderão obter informações mais detalhadas.
Sabemos como a capacidade de atenção é curta hoje em dia. Devemos ser capazes de criar e-mails curtos, mas concisos. Tudo o que é necessário para que o cliente entenda a intenção da mensagem em poucas palavras.
Tenha um design agradável
Ao usar um design adequado, os leitores poderão associar sua marca a um estilo de comunicação específico. Isso é muito positivo para sua empresa. Uma prática comum para obter referências de estilos de e-mail de confirmação é analisar e-mails de outras empresas.
Dessa forma, você pode estabelecer o que gosta e o que não gosta. Isso o guiará e o inspirará a melhorar os designs existentes e a criar novos designs que realmente funcionem para a sua marca.Estes são os itens mais importantes a respeito da criação de um e-mail de confirmação para poder aumentar a comunicação com os seus clientes.