Cuidar dos animais de estimação está se tornando cada vez mais fácil e prático para os tutores. Como isso é possível? As últimas inovações tecnológicas trouxeram soluções inteligentes que tornam a rotina de cuidados mais simples, ao mesmo tempo que assegura a eles qualidade de vida.
Assim, para garantir que os pets tenham muita saúde, vale a pena investir em uma ração para filhotes de qualidade, além de incluir algumas dessas inovações na rotina para permitir o acompanhamento da saúde deles mais de perto. Conheça mais sobre essas inovações no texto a seguir.
Rastreadores de atividade e localização
Hoje é difícil encontrar alguém que não tenha um smartwatch no punho. De maneira semelhante, os rastreadores para animais de estimação desempenham uma função parecida, já que são dispositivos pequenos e leves, que podem ser colocados nas coleiras dos animais.
Esses equipamentos são responsáveis por monitorar a atividade física do animal e registrar a sua localização em tempo real. Alguns modelos mais avançados até disponibilizam informações sobre padrões de sono e comportamento do pet. Isso permite que o dono possa acompanhar mais de perto tudo o que se passa com o animal, garantindo sua saúde e bem-estar.
Câmeras de monitoramento
As câmeras de monitoramento não são úteis apenas para garantir a segurança da sua casa. Elas podem ser aliadas importantes também para deixar a vida do seu pet mais segura, já que permitem que o tutor possa monitorar o que o animal faz quando está longe de casa.
Trata-se de uma tecnologia de ponta, com alguns modelos sendo equipados com áudio bidirecional e visão noturna. Inclusive, algumas possuem funcionalidades que permitem ver, ouvir e até mesmo interagir com o pet em tempo real, conversando e dando comandos para eles. Dessa forma, o animal de estimação se sente menos sozinho e fica mais tranquilo durante a ausência do tutor.
Aplicativos de saúde e bem-estar
Você já deve ter ouvido falar da existência de alguns aplicativos que ajudam a monitorar a saúde. Mas sabia que também existe esse tipo de aplicativo para os pets? Eles têm se tornado cada vez mais comuns nos últimos anos, facilitando a vida dos tutores e proporcionando mais qualidade de vida aos animais.
São várias funcionalidades úteis que eles oferecem, como registros de saúde, lembretes sobre vacinação e dicas sobre nutrição. Alguns deles até contam com acesso a veterinários virtuais, o que é sinônimo de mais conveniência e facilidade para cuidar melhor do seu pet.
Alimentadores e bebedouros inteligentes
Por terem que trabalhar fora de casa, muitos tutores acabam deixando os pets sozinhos por um longo período de tempo. Além da solidão, um dos problemas dessa rotina é o medo do animal ficar sem ter o que comer ou beber, podendo ficar por horas nessa situação.
Para resolver esse problema, foram desenvolvidos alimentadores automáticos e bebedouros inteligentes. Programáveis, esses dispositivos permitem que o animal tenha acesso à água fresca e alimentos, com o tutor estimulando o intervalo ou horário para repor o bebedouro e comedouro do pet.
Microchips
Para muita gente, quando se fala em microchips, imagina-se que eles sejam utilizados como se fossem rastreadores. Porém, eles não são equipados com GPS. A verdade é que os microchips implantados nos animais domésticos possuem informações importantes sobre o animal, como nome, idade, sexo, raça, cor e o contato do tutor.
Ou seja: a ideia é que o microchip funcione como um “RG” do cão ou gato, com essas informações sendo guardadas em um banco de dados. Desse modo, caso o animal se perca e seja encontrado por uma instituição, será possível identificar essas informações com um dispositivo de leitura de chip, o que facilita o contato com os tutores.