Viajar de trem é uma experiência única que combina conforto e paisagens deslumbrantes, permitindo que os passageiros apreciem o trajeto tanto quanto o destino final. Essa forma de transporte oferece uma maneira relaxante de explorar diferentes regiões, com a vantagem de evitar o estresse dos aeroportos.
Ao planejar sua viagem de trem, é importante considerar as opções de acomodação ao longo do percurso. Saiba mais sobre onde ficar para garantir que sua experiência seja completa e inesquecível.
Destinos para uma viagem de trem no BRasil
Em um país com dimensões continentais, o que não faltam são opções de passeios. Quem sonha em fazer uma viagem de trem deve saber que o Brasil tem diferentes destinos. Assim, confira abaixo algumas opções e dicas para poder curtir ao máximo essa verdadeira aventura.
Vá de Curitiba para Morretes de trem
A viagem de trem entre Curitiba e Morretes é bem famosa, por isso vamos começar as dicas de passeios falando dela. Quem deseja conhecer esse percurso pode escolher se quer descer ou subir a Serra do Mar de trem, porque dá para sair de Curitiba ou de Morretes. Seja subindo ou descendo, o percurso entre as duas cidades é feito por meio da reserva ecológica da Serra do Mar.
A viagem de trem tem 75 quilômetros de extensão é os turistas têm a oportunidade de ver de perto
- túneis
- paredões de rochas
- árvores de araucárias
- montanhas
- ruínas
- estações desativadas
- Represa do Rio Ipiranga
O destaque de toda a viagem é a Ponte São João. Ela é dona de um vão que tem mais de 110 metros e veio para o Brasil da Bélgica. O passeio dura em média quatro horas.
Maria Fumaça no Rio Grande do Sul
Se tem uma viagem de trem extremamente conhecida e que também é feita na região sul é o trem Maria Fumaça. Quem deseja conhecer as belezas da serra gaúcha precisa fazer esse passeio.
A vantagem é que como todas as cidades são próximas, dá para ficar hospedado em Gramado ou Canela, que são as mais famosas da região. O passeio é feito entre as cidades de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa.
Movida a vapor, a locomotiva percorre 23 quilômetros levando os turistas para verem de perto muitas vinícolas e para tomar um bom vinho assim como provar queijos e outras delícias que foram trazidas para cá pelos italianos.
Além de tudo isso, durante todo o deslocamento, os viajantes podem acompanhar diversas apresentações artísticas.
Trem das Missões no Rio Grande do Sul
Ainda na região sul, mas agora tendo como ponto de partida a capital Porto Alegre, o trem das missões é uma ótima viagem de trem para quem quer conhecer mais da história. Saindo de Porto Alegre, seu destino é a cidade de São Luiz Gonzaga.
Durante o percurso, é possível apreciar belas paisagens e, ainda, locais em que serviram como missões para os jesuítas. Os turistas podem apresentar mais sobre a história e a cultura e, ainda, ficam encantados com a beleza de fazendas, cidades do interior e muitos campos.
Região Sudeste também traz opções para quem deseja fazer viagem de trem
A região sudeste também tem os seus encantos e dá para conhecer mais da história fazendo uma viagem de trem. Confira alguns destinos nos estados de São Paulo e Minas Gerais.
Viagem de trem para Paranapiacaba
Quem vai para a maior cidade do Brasil, pode aproveitar para fazer uma viagem de trem com destino a Paranapiacaba. Chamada de Expresso Turístico, os passageiros vão viver um momento nostálgico com destino a uma vila inglesa no município que fica na Serra do Mar.
O ponto de partida é na famosa Estação da Luz e permite que durante o trajeto quem embarca na aventura aprecie a Mata Atlântica e também viva a história da ferrovia por todo o Brasil.
Ao chegar no destino, as pessoas poderão apreciar uma cidadezinha do interior com ruas que ainda são de paralelepípedo, casas coloridas e um ar bucólico.
Campinas também seu trem Maria Fumaça
Ainda no estado de São Paulo, mas agora em Campinas, também dá para viajar de trem até Jaguariúna. Ali, os visitantes conhecem ver de perto a importância que foi a época do café para o nosso país.
O percurso tem apenas 45 quilômetros, mas é feito em uma ferrovia que foi construída ainda no século 19.Uma verdadeira imersão, porque quem faz o passeio ouve histórias e vê belas fazendas de café. Além disso, dá para apreciar a vista panorâmica nas pontes que ficam sobre os rios JAguari e Atibaia
Faça uma viagem de trem entre Ouro Preto e Mariana
A cidade de Mariana foi a primeira capital do estado de Minas Gerais. O município é rico em história e tem ainda uma viagem de trem pelo vale de Ouro PReto que tem como destino a o município que tem o mesmo nome do passeio.
Com duração de uma hora, quem embarca vai percorrer uma ferrovia que foi construída lá em 1883 e tem ainda a oportunidade de ver bem de perto
- cachoeiras
- túneis
- vales
- paredões de pedra
A viagem de trem é de fato um retorno a um período que foi muito marcante na história do Brasil.
Minas ainda tem o passeio chamado de Trem das Águas de Prata
Outra opção de passeio de trem em Minas é o chamado Trem das Águas de Prata. A saída acontece na cidade de São João Del Rei com destino até Tiradentes, pode o percorrer passa por antigas ferrovias que marcam época na região.
Os turistas podem conhecer mais da história da Estrada de Ferro Oeste de Minas como ainda apreciar a natureza. No centro histórico em Tiradente, é possível apreciar
- obras barrocas nas igrejas
- museus
- casarões da época do Brasil colônia
Conclusão
A viagem de trem é uma oportunidade rica para quem deseja viver a história, pois estamos falando de um meio de transporte que em boa parte do Brasil está desativado e onde funciona é todo voltado para o turismo.
Em todos esses destinos, dá para ficar hospedado bem próximo dos passeios, o que facilita e muito para quem está querendo aproveitar ao máximo!